Espaço de apoio à promoção da leitura e da escrita criativa nas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

"A pesca", de Beatrice Rodriguez, JI de P. de Lafões

Textos e ilustrações elaborados a partir da observação do livro sem palavras, "A pesca", de Beatrice Rodriguez. 


            

quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Uma aventura em Ribeiradio" - Texto coletivo

Texto coletivo elaborado pelos alunos de Ribeiradio e Souto Maior (JI e 1º Ciclo),no âmbito da Comemoração do Livro e dos Direitos de Autor, assinalada a 23 de abril de 2013.

domingo, 21 de abril de 2013

Quinzena da Saúde - Biblioteca da EB 1º ciclo de Oliveira de Frades

De 8 a 19 de abril decorreu a Quinzena da Saúde e, na Escola EBI (Escola do Olheirão), os alunos realizaram diferentes atividades relacionadas com este tema: fizeram e pintaram desenhos, sopas de letras, palavras cruzadas e elaboraram slogans. Para além disso, assistiram a três ações de formação sobre a higiene oral, a importância do exercício físico e a nutrição realizadas, respetivamente, pela Dra. Mara Pinto, médica dentista, Dra. Sandra Ferreira, professora de Educação Física, e Dra. Maria João Farreca, formadora. Na primeira sessão, os alunos começaram por ouvir a história de "KiKo, o dentinho de leite", que serviu de mote para a importância da higiene oral, como deve ser feita, com que frequência, como evitar as cáries, entre outros aspetos. Na segunda sessão, os alunos foram elucidados sobre os benefícios do exercício físico orientado, a diferença entre atividade física e exercício físico e por que nos devemos manter saudáveis e ágeis. A última sessão começou com a leitura da história "Serafim está sempre constipado". Depois, através de um diálogo vivo e emotivo, os alunos recordaram aspetos importantes relacionados com a alimentação. 

Não te esqueças, então, de fazeres uma alimentação variada e colorida, e de te mexeres para que o teu corpo seja forte e feliz!
                                                      Quinzena da Saúde - slideshows

                         



   
                          

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Semana da Leitura em Pereiras!

A semana da leitura na escola de Pereiras decorreu de forma muito animada! Foram muitas e variadas as atividades desenvolvidas. Os encarregados de educação vieram à escola contar histórias. Promoveu-se um concurso de textos. O jardim de infância dramatizou uma história. Houve uma tarde de cinema. Fizeram-se marcadores para livros! Enfim... foi uma semana bem divertida!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares)


SOBE

"O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.
O projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) propõe um desafio: subir - subir na qualidade da divulgação da saúde oral; subir no número de parcerias com as escolas e outras instituições; subir no grau de perceção da importância que esta área da saúde tem para as famílias e as crianças.
A marca de água do projeto SOBE é fazer com que a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares se torne inevitável.
Criámos um conjunto de materiais, o Kit SOBE, pensado para trabalhar a temática da Saúde Oral de uma forma flexível, integrada, dando autonomia criativa às escolas, às bibliotecas e aos seus responsáveis e que irá ser distribuído a todas as Bibliotecas Escolares, de modo a que se constitua como ilustração para o ulterior desenvolvimento de iniciativas autónomas, no seu universo de influência."

O Kit SOBE já chegou à nossa Biblioteca! Brevemente teremos novidades!